segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Quais são os conteúdos do 1ºano EF ?

 CONTEÚDO ANUAL DO 1º ANO LÍNGUA PORTUGUESA 

Escrita do próprio nome; Escrita do nome dos colegas; Escrita a partir da sílaba inicial; Escrita de novas palavras; Escrita de palavras usando sílabas de outras palavras; Identificação das letras do alfabeto e sequência alfabética; Diferentes gêneros textuais; Interpretação de textos; Escrita espontânea; Escrita do próprio nome e o nome dos colegas; Escrita de palavras baseada na caixa de palavras; Leitura de palavras organizadas em listas; Ditado de letras; Identificação de palavras; Compreensão do princípio alfabético; Leitura de palavras da caixa de palavras; Leitura de palavras conhecidas; Identificação de rimas e escrita de palavras; Leitura de diferentes gêneros textuais; Interpretação de textos; Escrita espontânea de palavras com sílabas simples e complexas; Alfabeto e diferentes tipos de letras; Escrita de novas palavras; Escrita de uma parlenda; Reconhecimento de palavras escritas com diferentes tipos de letras; Escrita de palavras a partir de sílabas; Escrita de palavras pela troca de uma letra; Leitura de diferentes gêneros textuais; Interpretação de textos; Leitura de um texto informativo e seleção de informações; Criação, escrita e cópia de um texto coletivo; Escrita espontânea.

 RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO 

Conceitos básicos: alto/baixo; curto/comprido; fino/grosso; largo/estreito; Posição relativa: perto/longe; na frente de/atrás de, entre, em cima/embaixo; dentro/fora; direita e esquerda; Identificação da orientação de um movimento: mesmo sentido e sentido contrário; Cheio e vazio; Relacionar um a um, elementos de duas coleções; Comparação entre quantidades sem recorrer à contagem; Reconhecimento de quantidades até 10; Leitura e escrita dos números de zero à dez; Reconhecimento da ideia de zero. Comparação entre os números de zero a dez; Ideia de antecessor e sucessor; Ordem crescente e decrescente; Primeiro/último/penúltimo; Compreensão de números ordinais; Reconhecimento de figuras planas e não planas; Representação de figuras planas em malha pontilhada; Uso de figuras geométricas; Composição e decomposição de figuras por meio de um Tangram; Observação da localização e movimentação em uma malha quadriculada; Ideia de adição: juntar quantidades, acrescentar; Representação simbólica da adição; Ideia de subtração: tirar, comparar e completar quantidades; Representação simbólica; Compreensão da ideia de dezena, dúzia e meia dúzia; Números até 50; Noção de gráfico; Situação problemas utilizando subtração e adição; Ideia de medida; Uso de instrumentos de medidas; Unidade de medida de massa; comprimento e tempo; Reconhecimento das figuras planas e não planas; Compreensão das ideias de adição e subtração; Compreensão das ideias de unidades de medidas; Números até 100; Sistema monetário. 

HISTÓRIA

 Uso do nome e sobrenome; Análise da certidão de nascimento; Passagem do tempo Uso do calendário; Atividade na escola; Noção de grupo social; Relações de trabalho na escola; Receitas de alimentos trazidos pelos imigrantes; Brinquedos e brincadeiras antigos e atuais; Brinquedos que funcionam com energia elétrica; Materiais utilizados na fabricação de brinquedos e brincadeiras de outros povos. 

GEOGRAFIA 

Diferenças culturais entre as pessoas; Composição familiar e relações de parentesco; Noções de lateralidade; Profissões; Moradias e cômodos; Noções de dentro/fora, em cima/embaixo, perto/longe, direita/esquerda; Diferentes moradias; Organização espacial da escola; Noções espaciais; Origem dos alimentos; Paisagem urbana; Paisagem rural; Paisagem litorânea; Sistema solar. 

CIÊNCIAS 

Diferenças físicas entre as pessoas; Corpo humano; Sentidos; Saúde e higiene; Mudanças no desenvolvimento corporal, motor e intelectual em diferentes fases da vida; Ciclo de vida dos animais e das plantas; Germinação das sementes; Períodos do dia; Mudanças na natureza associadas à passagem do tempo; Materiais de construção; Características dos materiais; Transformação dos materiais; Importância das refeições; Alimentos saudáveis; Higiene dos alimentos; Materiais; Uso da eletricidade; Movimento; Animais do zoo e seus hábitos alimentares; Animais criados na fazenda e animais selvagens; Animais da praia; Cuidados com o corpo. 

LÍNGUA INGLESA 

Vocabulary: Greetings - Saudações e despedidas; Colors - Cores; Pets - Animais de estimação; My family - Membros da família; Songs, craft time and history time Celebration: Easter and Carnival. Vocabulary: Numbers - Números de 1 a 10; My face - Partes do rosto; Fruit – Frutas; Songs, craft time and history time. Celebrations: Mother’s Day and Father’s Day. Vocabulary: Snack - Lanche; School objects - Objetos escolares; Toys - Brinquedos; Songs, craft time and history time. Celebration: Halloween and Christmas. 

EXPRESSÃO CORPORAL 

Aquecimento corporal e vocal Percepção física, visual, musical e espacial Utilização de todos os planos Preparação do espetáculo para Festa do Final de Ano Ensaios Festa final de ano Apresentação do espetáculo para a Festa de Final de ano 

DANÇA 

Desenvolvimento das coreografias para a festa junina Intensidade e grandeza dos movimentos e ritmos musicais. Pequenas coreografias combinando movimento simples. Trabalhar planos altos. Trabalhar planos: alto e médio. Ensaios para a festa de encerramento. Noções espaciais Trabalho intensivo de lateralidade e pequenas explorações coreográficas criadas pelos próprios alunos. 

ARTES 

O que é arte? Festa Popular: dança e instrumento musical Cores Primárias Trabalhando a Páscoa com cores primárias Texturas: papéis variados Arte abstrata Cores secundárias Volume em imagens e objetos Dobradura- Brincando com o papel Trabalhando com giz de cera Arte e paisagem Animais na arte Trabalhando com lápis de cor Trabalhando com artesanato


Fonte: http://www.cesaojose.com.br/CONTE%C3%9ADO%20ANUAL%202014_%20ensino%20fundamental%20I.pdf


Ah, entre no grupo no ZAP...Publicações diárias de materiais gratuitos de todos os anos escolares ^.^




PROCURANDO RELATÓRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ?  CLICA AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com a PROFESSORA AMANDA

Nome

E-mail *

Mensagem *